2 de junho de 2024

Modo Criança Vulnerável – Terapia do Esquema

O modo Criança Vulnerável é um dos principais modos emocionais da Terapia do Esquema, e representa uma parte do self que se sente indefesa, desamparada, triste, solitária ou com medo. Esse modo está profundamente enraizado nos esquemas emocionais negativos que se formam durante a infância, quando as necessidades emocionais básicas de segurança, amor, aceitação e validação não são adequadamente atendidas.

A Criança Vulnerável é a parte de nós que carrega o sofrimento emocional associado a essas experiências iniciais, onde a pessoa pode ter sentido abandono, rejeição, negligência ou abuso. Ela aparece quando esquemas relacionados a esses sentimentos são ativados por eventos atuais que lembram inconscientemente as experiências dolorosas da infância.

Características do Modo Criança Vulnerável:

Formação do Modo Criança Vulnerável

Esse modo se desenvolve principalmente durante a infância, quando as necessidades emocionais essenciais da criança não são atendidas de maneira adequada. Alguns dos cenários que mais contribuem para a formação desse modo incluem:

Impacto no Cotidiano

Quando o modo Criança Vulnerável é ativado, a pessoa pode reagir de forma excessivamente emocional, muitas vezes sentindo-se incapaz de lidar com as situações de maneira madura ou equilibrada. Esse modo pode ter um impacto profundo nos relacionamentos e na vida emocional da pessoa, já que ela pode se sentir constantemente à mercê de suas emoções.

Tratamento do Modo Criança Vulnerável na Terapia do Esquema

O tratamento do modo Criança Vulnerável envolve criar um ambiente seguro e acolhedor, onde a pessoa possa explorar e entender suas emoções e aprender a dar a si mesma o que não recebeu quando criança. A meta terapêutica é fortalecer o Modo Adulto Saudável, que pode cuidar e proteger a Criança Vulnerável de maneira equilibrada e saudável.

As principais intervenções incluem:

Objetivo Final

O objetivo do tratamento é ajudar a pessoa a curar as feridas emocionais associadas à Criança Vulnerável e aprender a cuidar dessa parte de si mesma. À medida que a pessoa desenvolve um Modo Adulto Saudável mais forte, ela se torna capaz de proteger e acolher suas emoções vulneráveis sem depender excessivamente de outras pessoas ou se sentir indefesa diante das dificuldades.

Essa integração emocional resulta em uma maior autoconfiança, autoestima e resiliência. A pessoa começa a experimentar relacionamentos mais saudáveis, onde suas necessidades são expressas de forma equilibrada, e é capaz de enfrentar os desafios da vida com mais segurança e autonomia.

   

Leia também

Psicóloga Fernanda Alfeld – CRP 04/70556 | Juiz de Fora
Segue lá!

Instagram

@psi.fernandaalfeld

Tire suas dúvidas

WhatsApp

32 98410-8283

Me escreva

E-mail

fernandaalfeldpsi@gmail.com